Instituto Pensar - Congresso não informa casos de Covid-19 entre servidores e parlamentares

Congresso não informa casos de Covid-19 entre servidores e parlamentares

por: Igor Tarcízio


Mesmo com média diária de mortes acima de mil, a circulação de pessoas na Casa tem aumentado, especialmente na Câmara dos Deputados (Imagem: Sérgio Lima/Poder360)

O regime de trabalho semipresencial tem causado desconforto entre parlamentares do Congresso Nacional. Desde o dia 1º de fevereiro, trabalhadores têm reclamado sobre o temor de contraírem Covid-19.

Mesmo com média diária de mortes acima de mil, a circulação de pessoas nas Casas tem aumentado, especialmente na Câmara dos Deputados. Esta semana, por exemplo, uma caravana com prefeitos e vereadores lotou os corredores do órgão.

A Câmara dos Deputados afirmou não poder informar quantas pessoas circularam no ambiente durante a semana, mas fontes que trabalham na Casa disseram ao Congresso em Foco que a estimativa esteja entre cerca de duas mil pessoas.

Sindicato de Servidores do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) anunciou na última quarta (24) que vai recorrer à Justiça para adiar o retorno dos trabalhos presenciais no Congresso. A entidade exige que os protocolos de segurança sanitária sejam cumpridos. A decisão foi tomada após diversas tentativas de diálogo com a mesa diretora da Casa, destacou o sindicato.

Questionada sobre o número de servidores infectados ou afastados pela contaminação do novo coronavírus, a assessoria da Casa não respondeu. Até o dia nove de fevereiro, no entanto, a informação oficial era de 27 infectados na Câmara.

Já a assessoria do Senado informou que a quantidade de servidores infectados e afastados era de oito até o dia 9 de fevereiro. Disse ainda não ser "praxe a divulgação de balanço de casos de Covid-19 entre os seus servidores, colaboradores e parlamentares.? De acordo com a Casa, a informação é de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Covid-19 no DF e no Congresso

Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal afirmou que "monitora todos os casos de Covid-19 no DF, mas não possui o recorte de pessoas infectadas que integram o Senado Federal.?

Dados divulgados pelo Sindilegis apontam que o Distrito Federal contabiliza mais de 288 mil infectados desde o início da pandemia e 4,7 mil óbitos. Atualmente, a taxa de ocupação das UTIs está em 97,56%.

Diante desse cenário, os servidores reiteram que para a volta dos trabalhos presenciais a Câmara deve adotar uma série de mudanças para "resguardar a saúde e segurança dos servidores? incluindo testagem periódica, fornecimento de equipamentos de proteção individual, aferimento de temperatura e outras medidas.

Com informações do Congresso em Foco




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: